O helicóptero Ingenuity, que na segunda-feira (19) fez o primeiro voo controlado de uma aeronave em Marte, não é o único aparato inovador levado para Marte no robô Perseverance, da Nasa. O equipamento de pesquisa irá testar também um sistema de produção de oxigênio.
+Pesquisadores desenvolvem tinta branca capaz de refletir 98% da luz
+Liberação do comércio de maconha medicinal tem parecer favorável na Câmara
+Lego Super Mario Aventuras ganha expansão com Luigi
Chamado de Moxie (sigla em inglês para Experimento de Utilização de Recursos Locais para Geração de Oxigênio), o aparelho vai testar a possibilidade de utilizar a atmosfera marciana para a produção do oxigênio necessário para alimentar motores e também tornar sustentável uma futura presença humana no planeta.
O equipamento, de 17,1 kg, é capaz de produzir oxigênio por uma hora a cada acionamento usando como matéria-prima o dióxido de carbono. Composto que é o principal componente da atmosfera de Marte. Se for viável, a tecnologia vai permitir a criação futura de versões maiores do Moxie, que sejam capazes de produzir o oxigênio necessário para alimentar os foguetes destinados ao planeta sem que seja necessário carregar da Terra todo o gás necessário.
The #MarsHelicopter isn’t the only technology demo I brought to Mars. I’ve also got “MOXIE”– an instrument that will test converting carbon dioxide into oxygen. It could pave the way for future human explorers. https://t.co/HbEvbPXXxD https://t.co/fxOOQLKdOs
— NASA’s Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) April 20, 2021